Carnaval de São Paulo: Último Dia de Desfiles do Grupo Especial Promete Emoções e Homenagens
Neste sábado (14) e madrugada de domingo (15), o Sambódromo do Anhembi será palco do encerramento dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval paulistano. O evento contará com a participação de sete das 14 agremiações da elite do samba, que prometem emocionar o público com enredos que vão desde a arte de Van Gogh até a celebração da memória da atriz Léa Garcia.
A apuração das notas está agendada para as 16h da próxima terça-feira (17), e a expectativa é alta entre os foliões e amantes do samba.
Ordem do Desfile
Império da Casa Verde (22h30)
A primeira a se apresentar será a Império da Casa Verde, décima primeira colocada em 2024. Com o enredo “Império Dos Balangandãs: Joias Negras Afro-brasileiras”, a escola revisita a escravidão e a tradição da ourivesaria africana, ressaltando a importância das lutas pela liberdade.Águia de Ouro (23h35)
Em seguida, a Águia de Ouro, que ficou em sétimo lugar no ano passado, traz o samba “Mokum Amsterdã – O Voo da Águia à Cidade Libertária”. O enredo celebra a cidade holandesa de Amsterdã e faz referências ao famoso pintor Van Gogh e seus girassóis.Mocidade Alegre (0h40)
A Mocidade Alegre, com 12 títulos em seu histórico e quase conquistando o tricampeonato no ano passado, homenageia a atriz Léa Garcia, falecida em 2023. O samba-enredo “Malunga Léa, Rapsódia de uma Deusa Negra” destaca sua luta pela igualdade racial e sua trajetória marcante no teatro e cinema.Gaviões da Fiel (1h45)
A icônica Gaviões da Fiel, ligada ao Corinthians, apresenta o enredo “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã”, que ressalta a importância e a tradição dos povos indígenas.Estrela do Terceiro Milênio (2h50)
Representando o Grajaú, a Estrela do Terceiro Milênio homenageia Paulo César Pinheiro, celebrando 55 anos de sua carreira com o enredo “Hoje a Poesia Vem ao Nosso Encontro: Paulo César Pinheiro, uma Viagem pela Vida e Obra do Poeta das Canções”.Tom Maior (3h55)
A segunda colocada no grupo de acesso em 2025, a Tom Maior, traz um tributo a Chico Xavier. O samba “Chico Xavier. Nas Entrelinhas da Alma, as Raízes do Céu em Uberaba” destaca a importância do médium para o espiritismo brasileiro.Camisa Verde e Branco (5h)
Por fim, a Camisa Verde e Branco, uma das veteranas do carnaval, encerra a noite com o samba “Abrindo Caminhos”, que homenageia o orixá Exu, destacando seu papel protetor na tradição Yorubá.
Carnaval do Rio de Janeiro: Novas Escolas em Busca de Reconhecimento
No Rio de Janeiro, as escolas de samba jovens também estão em destaque neste sábado (14). A União de Maricá, fundada em 2015, busca uma vaga no Grupo Especial de 2027, desfilando na Série Ouro. Sob a direção do renomado carnavalesco Leandro Vieira, a escola apresentará o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, que explora a história das joias negras e a luta por liberdade das mulheres pretas.
Outra escola que promete emocionar é o Botafogo Samba Clube, estreante na Série Ouro e ligada ao time de futebol Botafogo. Com o enredo “O Brasil que floresce em arte”, a escola homenageia o paisagista Roberto Burle Marx, apresentando sua trajetória e legado por meio da arte e natureza.
O Carnaval 2026 se aproxima, e as emoções estão apenas começando. A expectativa é de que os desfiles de hoje deixem marcas na história do samba e da cultura brasileira.
Fonte: Link original



















![[título_original][/gpt3]](https://atualizexnoticias.com.br/wp-content/uploads/2026/02/titulo_originalgpt3-768x604.jpeg)



