Desfiles em São Paulo Prestigiam Culturas Indígenas Enquanto Rio Celebra Sábado com Série Ouro

Desfiles em São Paulo Prestigiam Culturas Indígenas Enquanto Rio Celebra Sábado com Série Ouro

Carnaval de São Paulo: Último Dia de Desfiles do Grupo Especial Promete Emoções e Homenagens

Neste sábado (14) e madrugada de domingo (15), o Sambódromo do Anhembi será palco do encerramento dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval paulistano. O evento contará com a participação de sete das 14 agremiações da elite do samba, que prometem emocionar o público com enredos que vão desde a arte de Van Gogh até a celebração da memória da atriz Léa Garcia.

A apuração das notas está agendada para as 16h da próxima terça-feira (17), e a expectativa é alta entre os foliões e amantes do samba.

Ordem do Desfile

  1. Império da Casa Verde (22h30)
    A primeira a se apresentar será a Império da Casa Verde, décima primeira colocada em 2024. Com o enredo “Império Dos Balangandãs: Joias Negras Afro-brasileiras”, a escola revisita a escravidão e a tradição da ourivesaria africana, ressaltando a importância das lutas pela liberdade.

  2. Águia de Ouro (23h35)
    Em seguida, a Águia de Ouro, que ficou em sétimo lugar no ano passado, traz o samba “Mokum Amsterdã – O Voo da Águia à Cidade Libertária”. O enredo celebra a cidade holandesa de Amsterdã e faz referências ao famoso pintor Van Gogh e seus girassóis.

  3. Mocidade Alegre (0h40)
    A Mocidade Alegre, com 12 títulos em seu histórico e quase conquistando o tricampeonato no ano passado, homenageia a atriz Léa Garcia, falecida em 2023. O samba-enredo “Malunga Léa, Rapsódia de uma Deusa Negra” destaca sua luta pela igualdade racial e sua trajetória marcante no teatro e cinema.

  4. Gaviões da Fiel (1h45)
    A icônica Gaviões da Fiel, ligada ao Corinthians, apresenta o enredo “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã”, que ressalta a importância e a tradição dos povos indígenas.

  5. Estrela do Terceiro Milênio (2h50)
    Representando o Grajaú, a Estrela do Terceiro Milênio homenageia Paulo César Pinheiro, celebrando 55 anos de sua carreira com o enredo “Hoje a Poesia Vem ao Nosso Encontro: Paulo César Pinheiro, uma Viagem pela Vida e Obra do Poeta das Canções”.

  6. Tom Maior (3h55)
    A segunda colocada no grupo de acesso em 2025, a Tom Maior, traz um tributo a Chico Xavier. O samba “Chico Xavier. Nas Entrelinhas da Alma, as Raízes do Céu em Uberaba” destaca a importância do médium para o espiritismo brasileiro.

  7. Camisa Verde e Branco (5h)
    Por fim, a Camisa Verde e Branco, uma das veteranas do carnaval, encerra a noite com o samba “Abrindo Caminhos”, que homenageia o orixá Exu, destacando seu papel protetor na tradição Yorubá.

Carnaval do Rio de Janeiro: Novas Escolas em Busca de Reconhecimento

No Rio de Janeiro, as escolas de samba jovens também estão em destaque neste sábado (14). A União de Maricá, fundada em 2015, busca uma vaga no Grupo Especial de 2027, desfilando na Série Ouro. Sob a direção do renomado carnavalesco Leandro Vieira, a escola apresentará o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”, que explora a história das joias negras e a luta por liberdade das mulheres pretas.

Outra escola que promete emocionar é o Botafogo Samba Clube, estreante na Série Ouro e ligada ao time de futebol Botafogo. Com o enredo “O Brasil que floresce em arte”, a escola homenageia o paisagista Roberto Burle Marx, apresentando sua trajetória e legado por meio da arte e natureza.

O Carnaval 2026 se aproxima, e as emoções estão apenas começando. A expectativa é de que os desfiles de hoje deixem marcas na história do samba e da cultura brasileira.

Fonte: Link original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias